Scup divulga repercussão do pronunciamento de Dilma Rousseff nas redes sociais

Estudo identificou que apesar da hashtag contrária a presidente estar nos Trending Topics do Twitter, internautas estão divididos

São Paulo, 09 de março de 2015 -O Scup,  ferramenta líder em monitoramento, atendimento, gestão e análise de mídias sociais, divulgou nesta segunda-feira, 9, estudo sobre a repercussão do pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff,  transmitido em rede nacional na noite de domingo, 8, nas redes sociais. O estudo da ferramenta analisou 11,2 mil posts entre os dias 8 e o meio-dia do dia 9 de março.

Analisando o sentimento das publicações, 59,3% dos posts são negativos à presidente da república e 40,67% são positivos. Apesar da maioria estar contra Dilma, os números mostram a divisão de opiniões dos internautas.

Usada por apoiadores do governo, a #DilmaDaMulher não obteve a mesma repercussão da #VaiaDilma. Em uma comparação dos posts que utilizaram os marcadores, 83,16% usaram a #VaiaDilma e 16,84% a #DilmaDaMulher.

Entre os termos mais citados, destaca-se a palavra “panelaço”, protesto que ocorreu simultaneamente à transmissão da presente nas principais capitais brasileiras. Moradores piscaram as luzes das casas, bateram panelas, gritaram e vaiaram a presidenta. O partido de Dilma, o PT, também foi bastante citado nas redes sociais, assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O escândalo da Petrobras, muito presente nos noticiários, também foi muito citada pelos internautas.

O monitoramento levou em consideração as publicações provenientes do Twitter e do Facebook e os itens provenientes das buscas pelas palavras-chave emptma, emptima, empeachment, impeachment, impitima, imptma, panelaço, pronunciamento e discurso, além das hashtags #impeachment, #foradilma, #impeachmentdilma, #vemprarua, #ripdilma, #vemprarua15demarço, #VaiDilma, #DilmadaMulher. Todas as buscas associavam as palavras citadas com os Dilma e/ou Rousseff.