Militância pró-Dilma ganha força nas redes sociais, segundo estudo do Scup

Usando a hashtag #MenosOdioMaisDemocracia, menções positivas se equiparam às negativas pela primeira vez desde o início do monitoramento, em 9/2

São Paulo, 15 de março de 2015 - O Scup, ferramenta líder em monitoramento, atendimento, gestão e análise de mídias sociais, monitorou as redes sociais durante as manifestações de 15 de março, que levaram mais de 1,2 milhões de pessoas às ruas em todo o Brasil. Segundo dados da ferramenta, ao contrário do movimento nas ruas e pela primeira vez desde o inicio do monitoramento, em 9 de fevereiro, as menções favoráveis a presidente Dilma foram equivalentes às negativas. Foram mais de 115 mil posts coletados.

A hashtag #MenosOdioMaisDemocracia, que impulsionou a recuperação, foi citada mais de 35 mil vezes durante todo o dia. No Twitter, além do uso da hashtag favorável a presidenta, destacou-se também o alto número de retweets (51%) e a quantidade de mensagens postadas por influenciadores (28%), perfis com mais de 500 seguidores.

No total das redes, os assuntos mais citados foram manifestação (9%), PT (5%) e intervenção militar (4%), tema que ainda não havia entrado na lista de assuntos mais comentados do monitoramento do Scup. Os posts sobre esse assunto foram majoritariamente (90%) críticos aos defensores de uma suposta ação militar que foram às ruas no domingo.

Pronuciamento

No entanto, logo após a coletiva de imprensa convocada pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a lista de assuntos mais citados se modificou. O termo “panelaço”, que já havia se tornado assunto muito comentado nas redes sociais nos dias 8 de fevereiro, quando a presidenta Dilma Rousseff se pronunciou no Dia da Mulher, voltou a se destacar, com 4% das menções.